LP2 - Thiago Alves 

Thiago Alves.png

Thiago Alves 

Área de Expertise:
Políticas educacionais com ênfase no financiamento, custos da educação de qualidade, condições de trabalho docente e desigualdades educacionais

E-mail:
thiagoalves.edu@ufg.br

Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7802091709644694

Formação Acadêmica:
Doutor em Administração (USP)

Últimas disciplinas ministradas:
Indicadores Socioeconômicos para Políticas Públicas, Estado, Governo e Políticas Públicas e Sociais 

Prêmios e Reconhecimentos:

Ganhador do "Prêmio Tese Destaque USP" do biênio 2011-2012 na área de ciências sociais aplicadas, Universidade de São Paulo.

Principais publicações:

TRIPODI, Z. F. ; PERES, U. D. ; ALVES, T. . Os desafios do financiamento da educação básica no Brasil em perspectiva multidisciplinar. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 30, p. 1-12, 2022

FRANTZ, M. G. ; ALVES, T. . PROPOSTA DE UM INDICADOR DE ROTATIVIDADE DOCENTE NA EDUCACÃO BÁSICA. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 51, p. 1-22, 2021

ALVES, T.; FARENZENA, N. ; SILVEIRA, A. D. ; PINTO, J.M.R. . IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA COVID-19 PARA O FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 54, p. 1-15, 2020

ALVES, T.; PINTO, J.M.R. . As Múltiplas Realidades Educacionais dos Municípios no Contexto do Fundeb. FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, p. 1-23, 2020

ALVES, T.; SILVEIRA, A. D. ; BRUNO, D. J. R. . Financiamento da expansão da educação infantil em condições de qualidade: um estudo dos municípios da região metropolitana de Curitiba a partir do SimCAQ. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 45, p. 493-514, 2020

SCHNEIDER, G. ; FRANTZ, M. G. ; ALVES, T. . Infraestrutura das escolas públicas no Brasil: desigualdades e desafios para o financiamento da educação básica. Revista Educação Básica em Foco, v. 1, p. 1-13, 2020

ALVES, T.; ASSIS, L. M. ; ATHAYDE, M. M. ; SONOBE, A. K. . DIMENSIONAMENTO DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 35, p. 207-228, 2019

COUTINHO, A. M. S. ; ALVES, T. . Desigualdade de acesso à Educação Infantil: uma análise da meta 1 do PNE na região metropolitana de Maringá. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), v. 35, p. 194-217, 2019

ALVES, T.; SILVEIRA, A. D. ; SCHNEIDER, G. ; DEL FABRO, M. D. . Financiamento da escola pública de educação básica: a proposta do Simulador de Custo-Aluno Qualidade. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 40, p. 1-40, 2019.

COUTINHO, A. M. S. ; ALVES, T. . Desigualdade de acesso à Educação Infantil: uma análise da meta 1 do PNE na região metropolitana de Maringá. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), v. 35, p. 194-217, 2019.

ALVES, T.; SONOBE, A. K. . Remuneração média como indicador da valorização docente no mercado de trabalho. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 48, p. 446-476, 2018.